Pé de Livro - Maiá Gozzano

domingo, 15 de agosto de 2010

Durante o show, início da colheita


Quando começou o show no Campola, eu estava lá. Fazendo cara de paisagem, pois a ideia era ver como as pessoas interagiam com os livros, com a árvore.
E como ela foi fotografada!! Muita gente ficou assim, lendo, lendo, olhando todos eles, lendo o marcador, e ninguém se habilitava a colher.
Já estava achando que faltava um cartaz dizendo "colha seu livro, plante seu livro", afinal a ideia é que as pessoas colham os livros, mas também usem as fitas para plantar...quando uma família começou a rodar diante do "Pé de Livro".
Pai, mãe e uma garotinha (acho).
A menina: - Olha, o folclore sorocabano! (e folheia que folheia o livro de Carlos Cavalheiro).
Minha atenção volta-se para o palco e quando volto a olhar para a árvore, eis que a mulher está colhendo o livro da também sorocabana Juliana Simonetti, Travessia.
Desculpe o bairrismo, mas nada podia ser mais comovente do que ver que entre tantos livros expostos - e estavam lá ainda os quase 50 -  a família escolher os de autoria de dois sorocabanos, o Folclore e Travessia.
Logo depois uma outra mulher, chega perto da árvore, olha, lê o marcador e colhe seu livro com segurança.
Quando ela passa por mim, com roupa de caminhada, tento descobrir o título, mas não dá.
Logo adiante, ainda olhando para ela, noto que ela se abaixa e recolhe uma garrafa de suco que alguém jogou no chão e coloca na lixeira.
Adorei! Aposto que podemos contar com ela nas próximas plantações/colheitas.
Fiquei com o coração apertado de ver tantos marcadores no chão (temos que descobrir um jeito que eles não se desprendam com um vento semelhante ao de hoje).
Vou-me chegando perto da árvore e recolho 5 marcadores, começo a colocar nos livros órfãos. Tem um livro tão alto que peço ajuda a um homem bem alto que estava lá, recolhendo o seu "Auto da Barca do Inferno". (quanto alto/auto aqui). Ele gentil, recoloca enquanto seguro seu livro.
Continuo olhando e uma moça me pergunta: - Será que pode pegar?
E eu, como jurei não influenciar em nada, respondo que não sei, mas tem uma explicação no marcador, e é minha deixa pra começar a ler e me distanciar. Ela escolhe um livro e leva até mesmo a fita, que graça.
Foi bom demais observar o primeiro dia, mas agora, já de noite, não sei se todos foram colhidos, não voltei lá e não sei ainda se algum dos plantadores voltou. É o risco que se corre, sempre.
Mas já estamos planejando  a próxima plantação.
Se você colheu um livro, escreva-nos.
Se quer doar um livro para a próxima plantação, escreva-nos.
Se quer saber onde será a próxima, escreva-nos ou nos siga no twitter.
Divulgue essa ideia, plante você também.
Liberte um livro da sua estante. Deixe que alguém partilhe das palavras contidas nele.

Plantador E

2 comentários:

  1. Nossa...Parabéns!!!Muito inteligente a idéia e na próxima plantação quero ter o prazer de conhecer!!!Hehehehehe...

    Ariane

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Li agora a postagem "Durante o show, início da colheita", do blog Pé de Livro. Fiquei emocionado com a citação da menina que folheou o meu livro. Obrigado por fazer a minha noite mais feliz.

    Abraços,

    Carlos Carvalho Cavalheiro.

    ResponderExcluir