Pé de Livro - Maiá Gozzano

domingo, 24 de outubro de 2010

A segunda plantação – mais que especial


Mantendo nossa ideia de fazer uma plantação por mês, no dia 25 de setembro fomos até Araçoiaba da Serra para nossa segunda plantação.
A escolha da Praça Central da cidade foi feita em conjunto com as responsáveis pela Associação de Convivência Novo Tempo, onde moram as cerca de 30 pessoas que plantaram os livros. Desta vez nós atuamos apenas como coadjuvantes. Os moradores adoraram essa oportunidade de inclusão social e nós, plantadadores-fundadores, constatamos que ações tão pequenas podem proporcionar imenso prazer a pessoas que quase sempre são marginalizados pela sociedade.
Chegamos cedo na Praça e escolhemos a árvore que serviria para pendurar os livros. Na verdade, como sempre, o acaso escolheu por nós. Ela era a única que servia com os galhos mais baixos e em quantidade para abrigar os livros.
Logo depois chegaram os moradores, acompanhados dos funcionários e da diretoria da Associação. Colocamos todos os livros na mureta em volta da árvore para que cada um escolhesse o livro que iria plantar.
E começamos a arremessar a fita de cetim, fixar o livro, colocar o marcador de livro e aplaudir cada livro plantado.  Precisamos dizer que viramos atração turística?
Pois é, justo a gente que queria fazer tudo na surdina, na calada da noite, desta vez estávamos na praça central e passagem obrigatória de todo mundo que vai para outras cidades, acompanhadas de pessoas, que reconheçamos, não são nada discretas.
E como estávamos felizes. Foi maravilhoso!
Uma das plantadoras do primeiro dia não foi e tivemos a companhia de uma plantadora-fundadora que no primeiro dia estava doente. Ela adorou tanto que era bonito parar só para observar como ela estava curtindo tudo aquilo.
Não podemos esquecer de contar que desta vez os marcadores de livros foram feitos pelos nossos convidados. Eles colaram nossa arte em papel cartão e cada um usou a imaginação em recortes de EVA para ilustrar o verso do marcador, e um laço de fita para arrematar o trabalho. Ficou lindo.
Duas garotinhas muito fofas chegaram para plantar livros também, no que foram atendidas. Elas ficaram super felizes e além de plantar, colheram livros e foram felizes para casa.
Acabada a plantação, momento de fotos, de observação do trabalho, que ficou diferente do primeiro dia, mas achamos mesmo que cada dia a plantação vai ficar de um jeito.
Ah! É preciso contar que mandamos fazer um banner do projeto. Tudo na base da vaquinha, como sempre, e deixamos na praça enquanto fomos conhecer a Associação Novo Tempo.  Ficamos por lá por mais ou menos uma hora, vendo os preparativos da Festa da Primavera deles e quando passamos novamente pela Praça, muitos livros já tinham sido colhidos e uma moça, dessas que seguram cartazes da campanha eleitoral já estava inclusive lendo um deles em plena praça. O banner ficou por lá e a Cris, da Associação, recolheu as fitas e o banner no final da tarde.
E foi assim a segunda plantação. Para quem segue o blog, desculpe a demora para contar as novidades.
Plantador  E.

A árvore escolhida
O banner chegou pra ser nosso companheiro inseparável


No meio da plantação
Breve mais fotos do segundo dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário